quarta-feira, 9 de agosto de 2017

OAB-MA não tem Zorro, mas há um Mata-mouros indigno

Publicado em 27.jul.17

O dia 25/7 une dois personagens históricos pela língua espanhola. Neste dia, em 1853, morreu Joaquín Murietta, também conhecido por “El Robin Hood do El Dourado”, cujos feitos inspiraram “Zorro”. O dia é consagrado a São Tiago Maior, o “Mata-mouros”, citado por Cervantes.

A máscara dos ícones mexicano e inglês foi abandonada por Thiago Diaz, como prova sua foto entregando víveres a entidades sociais. O pouco caso literário descumpre o apóstolo Mateus 6:2: “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens.”

Um triste exemplo de violação do “Princípio da Impessoalidade”, com vistas à reeleição. As grandes festas que ele prometera não realizar, por vislumbrar tentativa de compra de voto, serão solidárias, como se isso lavasse o pecado originário. Eleições limpas, justas, e combate a corrupção eleitoral a la Zorro?

O mais próximo que o presidente se aproximou de São Tiago Maior, o “Mata-mouros”, foi excluir das doações de mantimentos o “Asilo de Mendicidade”, mantido pela maçonaria, e as obras sociais vinculadas a umbanda e ao espiritismo. A OAB é a casa de quase todos!

As contas da OAB e da CAAMA foram aprovadas de afogadilho, sem notícia de que postas à disposição dos conselheiros, com antecedência de 30 dias, de modo a viabilizar os exames detidos e aprofundados. A prova: “engoliram” um Relatório de Auditoria, de 20/01/17, em papel timbrado de organização (“Trauco”) não registrada perante o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA), assinado por Contador sem registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), mantido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), porque não aprovado em Exame de Qualificação Técnica (EQT).

Falta de divulgação prévia, pressa na aprovação, conselho desfalcado em função das férias e um Relatório de Auditoria irregular, para dizer o mínimo, são sintomas comumente relacionados a irregularidades das contas, conforme acórdãos do TCE-MA e do TCU. Quando Thiago falar em transparência, contenhamos o riso.

O presidente tem respondido nossas postagens, por meio do sítio oficial da OAB, mas esqueceu de informar o número do registro, bem como o cartório onde depositou as “Diretrizes defendidas pelo grupo Renovar para Todos”, assinada em 02/06/15. Também esqueceu de colocar as contas aprovadas no simulacro de Portal da Transparência, acompanhadas das Notas Fiscais, como prometera em campanha.

Um compromissado no último dia 21/7 viu um juiz dizer que há advogados que não sabem fazer uma petição inicial. A indelicadeza do convidado, a quem foi concedida a palavra, passou despercebida pelo presidente, em outra demonstração de tibieza representativa. Fomos injuriados em nossa própria casa e Thiago nada fez!

Ao se deparar com a franca campanha à reeleição, um colega insatisfeito enviou um print de postagem pessoal de Thiago Diaz, sem o auxílio da assessoria de comunicação. Constate que o presidente confunde “cessão”, do verbo “ceder”, com o substantivo “sessão”, de julgamento.

Nossa guerra de secessão continua na próxima quinta-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário